FESTA DO PINHÃO

FESTA DO PINHÃO

SALÃO LÉIA

SALÃO LÉIA

domingo, 3 de maio de 2015

Meditação: conheça a Mindfulness!

Uma técnica que reduz sintomas de ansiedade, estresse e depressão e melhora a qualidade de vida



As pesquisas  no campo da psicologia apontam que o bem-estar é uma  habilidade.  E se o bem-estar é uma habilidade, logo, também podemos desenvolvê-lo. E o treinamento em Mindfulness é a ferramenta mais potente do momento. Simples e milenar. Mindfulness pode ser entendido como um estado psicológico a ser desenvolvido  por meio de técnicas. Portanto, pode ser cultivado através de um treinamento específico.
Por isso e por tantos outros benefícios á saúde, mental e física,  já está incorporado nos serviços de saúde pelo mundo, e no caso do Reino Unido, é usado para a prevenção de novos episódios de depressão recorrente, com resultados semelhantes ao uso continuado de antidepressivos.
Dois psicólogos de Harvard, Killingsworth e Gilbert concluíram que a distração mental é o melhor medidor de infelicidade nos seres humanos.  Eles descobriram isso, depois de fazer uma pesquisa com 5.000 pessoas usando um aplicativo nos seus celulares  que media a quantidade de vezes que uma pessoa encontrava-se distraída durante o dia.
As pessoas recebiam três perguntas, em momentos distintos do dia:
1) o que você está fazendo?
2) sua mente está focada no que está fazendo?
3) você está feliz?
Os pesquisadores descobriram que o bem-estar dependia do foco das pessoas nas tarefas que estavam engajadas, mesmo sendo tarefas rotineiras ou comumente rotuladas de chatas, como lavar a louça, estudar ou trabalhar. E também o tipo de pensamento, mesmo mais prazeroso, ao se distrair da tarefa não deixava as pessoas mais felizes, afinal de contas, o momento presente era outro e é preciso estar onde se realmente está porque é nesse tempo que podemos nos desenvolver, resolver nossos problemas ou curtir momentos que aparentemente não tem graça porque os tornamos automatizados demais.
Claro que a nossa mente também revisita o passado, curtindo lembranças, resgatando referências para tomar melhores decisões e também nos lançamos ao futuro, projetamos, imaginamos e criamos, graças a evolução da mente humana. O problema é não usar esses processos cognitivos conscientemente, atentamente, como escolha. E desse modo, eles perdem suas vantagens, virando as mais puras distrações. 
Mindfulness possibilita as pessoas estarem menos engajadas com as manifestações da mente: pensamentos, emoções e sensações,  promovendo uma nova forma de olhar para seus conteúdos internos e o mundo externo, sob uma perspectiva mais gentil, atenta e observadora  para podermos nos regular e emitir melhores comportamentos.
As técnicas remontam ensinamentos orientais seculares. Mas,  no campo da saúde ocidental, o treino de mindfulness é trabalhado de modo laico, independente de religiões e filosofias,  sendo assim, uma intervenção em expansão no campo da saúde brasileira, bem como ocorre nos EUA e Europa.
Dentre as principais técnicas de mindfulness estão a da meditação, da respiração, o escaneamento corporal, a meditação caminhando,  movimentos em mindfulness, inspirados no Yoga, meditação da consciência amorosa, a prática dos 3 minutos,  meditação com os sons e pensamentos, técnicas concentrativas com objeto externo e diversos exercícios para o desenvolvimento de foco na vida diária.
Há estudos evidenciando que a prática de Mindfulness é capaz de provocar mudanças anatômicas e funcionais no cérebro. Os benefícios são variados: reduz sintomas de ansiedade, estresse e depressão, melhora a qualidade de vida de pacientes com dor crônica e câncer, melhora a concentração e o aproveitamento escolar e no trabalho, auxilia na redução de peso. E ainda desenvolve consciência corporal, autoconhecimento, melhor relação consigo mesmo e com a própria vida.
Mindfulness se encaixa na práticas integrativas e complementares no cuidado da saúde, reconhecidas pelo Ministério da Saúde, portanto,  não dispensa o cuidado médico ou psicológico em momentos de crises e diagnósticos severos, mas é atualmente, uma intervenção que atua no campo da prevenção e na promoção da saúde.

Daniela Sopezki é doutoranda em Saúde Coletiva, Dep. Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e membro do Grupo Mente Aberta - Núcleo de Mindfulness e Promoção da Saúde

Top - Compartilhando nas Redes Sociais

Quem é visto é lembrado

Quem é visto é lembrado

Top - Postagens Populares

Top - Reflexão

Aprendi que o tempo cura, que mágoa passa, que decepção não mata, que hoje é reflexo de ontem, que os verdadeiros amigos permanecem e que os falsos, graças a Deus, vão embora. Compreendi que as palavras tem força, que o olhar não mente e que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade, que o melhor é ser nós mesmos e que o segredo da vida, é viver!