FESTA DO PINHÃO

FESTA DO PINHÃO

SALÃO LÉIA

SALÃO LÉIA

terça-feira, 21 de julho de 2015

ALE - Associação Lageana de Escritores


A ALE - Associação Lageana de Escritores atua em prol da Literatura Lageana/Serrana e do hábito da leitura. Ela existe para o escritor associado e sua obra. Objetiva orientar, apoiar, dar todo o suporte necessário para o lançamento de um livro, divulgar e ajudar na busca de patrocínio, ou seja, ela trabalha com o autor desde o rascunho da obra até a sua comercialização. O Conselho Editorial é o principal departamento da ALE, pois trabalha direto com o escritor, novato ou experiente, fazendo a revisão gramatical e metodológica e procurando orientar no que se fizer necessário para a qualidade do livro: discutindo modelo de capa, título e outros.
A ALE recebe todas as pessoas no seu quadro de sócios, independente de idade, de escolaridade, etc., basta gostar de literatura. Hoje, seu quadro de associados conta com 45 lageanos natos e adotivos, mais cinco sócios correspondentes - lageanos que moram fora de Lages. Total de 50 membros.
A ALE está localizada na Sala do Escritor, dentro da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo, no Parque Jonas Ramos - Tanque, centro, Lages.

Ações da ALE, nesta gestão - 2013 a 2016

Além do trabalho de rotina com os associados, a ALE:
1- doou 1.000 (mil) livros de seus autores associados, para as escolas públicas, universidades e instituições com bibliotecas em funcionamento;
2- coleta livros, revistas e jornais, novos e usados, para redistribuir nas entidades que ainda não possui biblioteca, ajudando a criá-la e  alimentá-la. Distribui este material de acordo com o conteúdo. Por exemplo: o que serve para leitura vai para biblioteca ou entidade sem fins lucrativos (casas asilares e de apoio, presídios, SAMT, ALAM e outros); jornais usados vão para os grupos de mulheres artesãs; o que sobra vai para reciclagem. Portanto, quem tiver livros e revistas novos ou usados, é só levar na ALE ou nos chamar para buscar. Já redistribuímos em torno de 2.000 ganhos exemplares nesta campanha.
3- faz dois saraus literários por ano.
4- participa dos eventos maiores da cidade, como Salão do Livro, Festa do Pinhão, Semana de Lages e outros.
5- lançou, em dezembro último, seu Décimo Carretão "No galope do cotidiano", uma antologia composta pelos 54 associados, que se esgotou em seguida, mas relançou-a no Salão do Livro, em abril. A ALE tem para vender ainda. 

Agora em julho, a ALE recebeu homenagem, em sessão solene, da Câmara do Município de Lages.

Maria Waltair Carvalho - Presidente da ALE 


Top - Compartilhando nas Redes Sociais

Quem é visto é lembrado

Quem é visto é lembrado

Top - Postagens Populares

Top - Reflexão

Aprendi que o tempo cura, que mágoa passa, que decepção não mata, que hoje é reflexo de ontem, que os verdadeiros amigos permanecem e que os falsos, graças a Deus, vão embora. Compreendi que as palavras tem força, que o olhar não mente e que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade, que o melhor é ser nós mesmos e que o segredo da vida, é viver!